quarta, 21 de novembro de 2018

LUIZIANA REALIZOU A X CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTES

No dia 6 de novembro a secretaria de assistência social e  CMDCA- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes em Luiziana, com o tema central, "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências".

Durante a conferencia foram discutidos 5 eixos temáticos:  I Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; II Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; III Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; IV Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e V Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão responsável pelas políticas públicas de defesa de direitos e promoção do bem estar social da criança e do adolescente no Município.

A X Conferência tem como objetivo mobilizar os integrantes do CMDCA, crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade.

O evento contou com a participação do vice-prefeito Wilson Tureck, vereadora Geralda Fantini, primeira dama e secretária de ação social Leticia Monteiro, secretária de cultura Maritania Forlin, secretário de meio ambiente Mario Medeiros; presidente do CMDCA Jose de Souza Santos, diretora da escola municipal Rita de Cássia Gislaine Kehl de Carvalho, integrantes do conselho tutelar, crianças, adolescentes, profissionais das secretarias municipais, professores das redes municipal e estadual, e sociedade civil. Contou ainda com a presença do Professor Luciano Rosa, que proferiu uma palestra dobre o tema central da conferencia.