tera, 18 de dezembro de 2018

COMBATE A DENGUE GANHA REFORÇO NAS ESCOLAS DE LUIZIANA
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, reforça neste final de ano o alerta à população sobre os cuidados preventivos contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya.
A conscientização faz parte da campanha já realizada o ano todo, que tem como finalidade orientar e mobilizar a população, ressaltando a importância de eliminar os possíveis criadouros do mosquito e, conseqüentemente, sua proliferação durante o verão.
Nessa semana o trabalho aconteceu no Centro de Educação Infantil Afonso Brattis, onde os alunos estão sendo orientados dos cuidados que devem ter em suas casas para eliminar os criadouros do mosquito da Dengue. Teve a presença do personagem caipira de Luiziana Compadre Dionísio e do mosquito da Dengue.
O agente de Endemias da Secretaria de Saúde, Sidinei Michaski reforçou que, com a influência das condições climáticas no verão, período em que o mosquito mais se reproduz, é importante redobrar a atenção com os objetos e materiais que possam se tornar criadouros deste vetor.
“A população deve fazer sua parte e tentar, sempre que possível, reservar dez minutos do seu dia, pelo menos duas vezes por semana, para fazer uma vistoria nos quintais, observar vasos de plantas, sacolas plásticas, tampinhas de garrafas, bebedouros de animais, reservatório da parte de trás da geladeira, lixeiras, calhas, caixas d’água, baldes, pneus, latas de tinta, entre outros objetos”, frisou.
Após a fiscalização dos quintais, a sugestão é que os objetos que geram acúmulo de água sejam guardados em locais adequados e sem contato com a chuva. Ao sair de viagem, a população deve tampar ralos de banheiros, vasos sanitários e fazer o tratamento adequado de piscinas. Ao retornar, os quintais devem ser inspecionados novamente.
Foto e Redação: Maritania Forlin