segunda, 24 de junho de 2019

SECRETARIA DE SÁUDE ALERTA PARA CASOS DE AIDS EM LUIZIANA

A Secretaria Municipal de Saúde de Luiziana, constantemente investe na prevenção em saúde, e para isso disponibiliza gratuitamente medicamentos para portadores do vírus da Aids e distribuição de preservativos através do SUS (Sistema Único de Saúde).

Dados do Centro de Tratamento de AIDS - CTA da região, mostram que Luiziana teve 6 novos casos da doença notificados, além de 3 pacientes que já estão realizando tratamento. Por isso nessa época que acontecem as festas de Carnaval faz um alerta aos jovens para a prevenção.

De acordo com o Secretario de Saúde de Luiziana,  Edson Liss a prevenção ainda é a única forma de evitar que a doença se espalhe no município. “Esses números estão relacionados a pessoas que não possuem parceiros fixos, fazem sexo sem proteção". Ele ressalta que, para evitar que a doença se prolifere, o Centro de Saúde disponibiliza gratuitamente o preservativo masculino e feminino que fica no balcão de atendimento. E nos casos em que a pessoa já tenha contraído o vírus da Aids, o Município junto com a regional de Saúde oferece serviços como acolhimento psicológico e medicamentos, tudo em sigilo.

A DOENÇA

A Aids é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos. Ela é considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico e sua gravidade. A infecção da Aids se dá pelo HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico. A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por microorganismos que normalmente não são capazes de prejudicar o sistema imune normal.

O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.