segunda, 24 de junho de 2019

DERIVADOS DE MANDIOCA É TEMA DE CURSO COM PRODUTORAS DE LUIZIANA

A Prefeitura de Luiziana em parceria com SENAR, FAEP, EMATER e Sindicato Patronal iniciou nessa quarta-feira (14), o curso de Derivados de Mandioca com produtoras rurais.

Com duração de 16h, o curso tem o objetivo de ensinar técnicas de fabricação de diversos tipos de alimentos a base de mandioca, dentre eles, sonho, bolo, tapioca, vaca atolada, torta, dentre outros. O curso serve ainda para ajudar as participantes a aproveitarem ao máximo esse alimento natural, a produzirem pratos e comidas diferentes, tanto para suas famílias quanto para a comunidade, onde dessa forma podem agregar valor ao produto que pode ser comercializado.

O Secretario de Educação do município, José de Souza Santos, esteve acompanhou os trabalhos e disse que essa parceria é muito importante para incentivar as produtoras rurais a ampliar seus conhecimentos.  "O Município de Luiziana sempre tem feito parcerias para o incentivo da agricultura familiar, fornecemos o espaço em parceria com a Secretaria de Ação Social e também os ingredientes que são usados para o preparo dos pratos", disse José.

As aulas 100% praticas, estão acontecendo na cozinha da Secretaria de Ação Social do município. Estão sendo ministradas pelo instrutor do SENAR Sergio Kazuo Kawakmi, além do preparo dos pratos fazem parte do conteúdo do curso noções de higiene pessoal, de utensílios e instalações; seleção e cuidados com o produto.

A mandioca é hoje, considerado o alimento do século pela FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, devido a sua importância como uma fonte de alimento e de segurança alimentar.