quinta, 23 de maio de 2019
 
ALTO ÍNDICE DE INFESTAÇÃO INDICA RISCO DE EPIDEMIA DE DENGUE EM LUIZIANA

A Secretaria de Saúde de Luiziana, alerta para o risco médio de epidemia de dengue na cidade se o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti não for reduzido.

O levantamento (LIRA) realizado nessa semana, indicou um índice de 9.2% de infestação do transmissor da dengue. O mosquito é responsável também por casos de febre chikungunya e contaminação pelo vírus da zika. O índice tolerável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 1%.

Os principais criadouros são os locais com acúmulo de lixo, os depósitos de água como copos descartáveis, plásticos como sacolas , bebedouros de animais e vasos de planta.

De acordo com o Secretario de Saúde de Luiziana, Edson Liss, os agentes do Setor de Controle de Endemias, da Divisão de Vigilância em Saúde, já iniciaram uma ação de conscientização, notificando e eliminando focos e criadouros do mosquito, mas é necessária a colaboração da população. "É necessário que toda a sociedade esteja mobilizada a fim de reduzir esta infestação, nesta estação quente e chuvosa o que facilita o aumento do número de casos das doenças transmitidas pelo vetor”, disse Liss.

De acordo com o relatório, houve somente um caso suspeito da doença, mas que foi descartado.

Da Assessoria

Galeria de Imagens

Fone/Fax: (44) 3571-1287

Atendimento de segunda-feira à sexta-feira das 8h às 11h30 - 13h às 17h30

R. Dr. Miguel Viêira Ferreira, 22
Luiziana - PR, 87290-000

© 2014 Prefeitura de Luiziana - Todos os direitos reservados.