quinta, 23 de maio de 2019

ENCERRADO EM LUIZIANA CURSO DE ANEJO INTEGRADO DE PRAGAS NA CULTURA DA SOJA

Aconteceu na ultima sexta-feira (22), na sede da praça da Juventude em Luiziana, o encerramento do curso “Monitor de manejo Integrado de Pragas na Cultura da Soja, realizado pela Emater em parceria com a prefeitura de Luiziana e Senar. O curso teve a participacao de 26 agricultores  que são atendidos pela Emater local.

O curso teve inicio em setembro de 2018 e encerrou-se em fevereiro de 2019. Segundo a Engenheira  Agrônoma  da Emater, Laura Helena da Silva, o objetivo do mesmo é de promover uma consciência mais ecológica, ambiental e economicamente sustentável nas áreas de produção de soja, buscando orientar o uso de agrotóxicos de forma correta. “O Manejo de pragas foi introduzido no Brasil e 1970 e vem tendo constantes aprimoramentos.  A produção de alimentos em larga escala exige ouso de agrotóxicos. Isso é inegável, onde temos cerca de 7 bilhões de pessoas no mundo para alimentar. Mas devemos usar de forma racional e com equilíbrio, e isso é possível adotando boas praticas agropecuárias de produção”, disse Laura.

São seguidos protocolos da Embrapa soja, onde se faz o monitoramento da lavoura, identificação correta das pragas e dos inimigos naturais, o conhecimento do estádio de desenvolvimento da planta e os níveis de ação par controle. Esses são os componentes do MIP para promoção de uma produção de alimentos mais limpos, um meio ambiente mais saudável e com rentabilidade para o agricultor.

O resultados finais de acompanhamento mostraram que três propriedades não realizaram nenhuma aplicação de inseticidas, quatro realizaram duas aplicações e as demais apenas uma. E todas as aplicações ocorreram depois de noventa dias de emergência da lavoura, sendo esse numero superior a média do Estado do Paraná onde se faz o MIp.