tera, 15 de outubro de 2019

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL FOI REALIZADA EM LUIZIANA

Aconteceu na tarde de sexta-feira (14), a III Conferencia Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional nas dependências da Praça da Juventude em Luiziana. Organizado pelo Município de Luiziana através da Secretaria de Educação, Emater, Sindicato dos trabalhadores Rurais e Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional.

O objetivo da conferência era aproximar a sociedade civil e os gestores públicos para discutir políticas públicas relacionado ao direito humano à uma alimentação saudável. O evento contou com a participação da Presidente do CONSEA Municipal (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional) Marcio Medeiros, o coordenador Regional da Emater de Campo Mourão Clovis Rosa, autoridades do município, produtores da Agricultura Familiar e demais membros da comunidade civil organizada.

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) é órgão colegiado de assessoramento consultivo, propositivo, articulador, fiscalizador e mobilizador da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, composto por representações do Governo Municipal e da Sociedade Civil organizada, com objetivo geral de propor, para o município, as diretrizes gerais para uma Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

A conferência contou com palestra proferida pelas nutricionistas do município e de um representante da Emater de Barbosa Ferraz que aprofundaram a discussão sobre o assunto.  Após a palestra, os participantes reuniram-se em um grupo de trabalho para sistematizar propostas em torno dos eixos temáticos, as quais serão levadas à Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. Foram apresentadas recomendações para a formulação e ajustes das políticas voltadas para o tema, como o acesso a alimentos de qualidade, melhoria do abastecimento, sustentabilidade, futuro da agricultura familiar, entre outros.

Ao final do evento foram eleitos três delegados que vão participar da Conferencia Regional um deles governamental e dois não governamental.

Maritania Forlin