sexta, 20 de outubro de 2017

ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE REALIZAM FORMATURA DO PROERD EM LUIZIANA
Na noite de sábado dia 26 de maio de 2017, foi realizada a cerimônia de formatura das 108 crianças das Escolas Municipais Rita de Cássia e Dom Pedro II, em Luiziana, que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD.
A solenidade de formatura aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida, e contou com a presença do prefeito Mauro Alberto Slongo e a 1ª Dama Letícia Monteiro, vice-prefeito Wilson Antonio Tureck e sua esposa Noeli Walker Tureck, Tenente Dornelles representante do 11º  Batalhão da Policia Militar,  sargento Luciano Barreto de Oliveira comandante do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária,  Presidente da Câmara de Vereadores José Angelo Tadeu Borsato,  representante do Destacamento da PM de Luiziana Soldado Josiel,  instrutora do Proerd  Soldado Elenice, secretário de educação Professor José de Souza Santos, diretor da Escola Municipal Rita de Cássia Adilson Diniz Medeiros, diretora Auxiliar Sirlei de Araujo Martins, representantes do conselho tutelar, pais e familiares  dos formandos, dentre outras autoridades do município.

O programa consiste em atividades educacionais ministradas com base em um aprendizado cooperativo e tarefas interativas, visando auxiliar os alunos a reconhecer e resistir às pressões diretas e indiretas, que levam ao consumo de drogas ou a participação em atividades violentas, através do desenvolvimento das habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões e resoluções de conflitos de forma pacífica.

A Polícia Militar acredita que está consolidando valores essenciais para a construção de uma sociedade mais fraterna, justa e resistente às seduções das drogas e da violência.

Durante as aulas as crianças realizaram um trabalho que consistia em fazer uma redação sobre a importância do PROERD em suas vidas, 5 delas foram escolhidas e seus autores,  foram homenageados durante a formatura recebendo um Tablet.

Durante a formatura aconteceu ainda o juramento onde os alunos comprometeram-se a ficar distante das drogas e a ajudar a manter a paz na sociedade em que vive

De acordo com o Sargento Luciano Barreto Comandante do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, “as escolas assim como as famílias são essenciais para o bom desenvolvimento do PROERD. Em um trabalho conjunto: ESCOLA, FAMÍLIA e POLÍCIA MILITAR nossas crianças vão crescer saudáveis e felizes”, finalizou o Sargento Barreto.
O secretário de educação José de Souza Santos, destacou a satisfação em estar participando pelo 15º ano do Proerd em Luiziana, ressaltando que nesse tempo mais de 1.500 crianças já foram formadas no programa. “O trabalho é para formar cidadãos mais conscientes que saibam dizer não as drogas”. Comentou Santos

O secretário também falou da importância do programa, em que ajuda as famílias a orientar as crianças sobre a questão das drogas como o cigarro e a bebida alcoólica, que trazem sérios problemas para o meio familiar. Santos fez uma orientação aos pais para que acompanhem seus filhos e aos filhos para que repassem a frente às lições apreendidas no programa, destacando que com isso Luiziana se tornará cada vez melhor.
Ao fazer uso da palavra, o prefeito Mauro Alberto Slongo agradeceu a presença de todos e salientou a importância do programa PROERD que cumpre uma
importante função social de promover a resistência ao uso de drogas e à violência. “Parabéns a todos os alunos formandos, professores, pais e em especial a instrutora do Proerd Soldado Ele
nice pelo carinho e dedicação dispensados à nossas crianças”, finalizou o prefeito.