segunda, 25 de setembro de 2017

ORGANIZADORES DE CAMINHADAS DA COMCAM PARTICIPAM DE ENCONTRO EM LARANJEIRAS DO SUL

O II Encontro Estadual de Organizadores das Caminhadas do Paraná aconteceu nos dias 11 e 12 na cidade de Laranjeiras do Sul e reuniu representantes de caminhadas de todo o estado. Da Região da COMCAM estiveram presentes 12 municípios, entre eles Campo Mourão, Luiziana, Corumbataí do Sul, Fenix, Barbosa Ferraz, Quinta do Sol, Engenheiro Beltrão, Peabriu, Araruna, Boa Esperança, Nova Cantu e Roncador, o grupo esteve acompanhado pelo Coordenador Regional de Projetos da Emater Clovis Rosa.

Segundo Clovis Rosa o evento teve como objetivo principal debater a metodologia utilizada na realização desta ação e proporcionar um ambiente para a troca de experiências e a interação entre os participantes visando o aperfeiçoamento do Projeto. “Os representantes dos municípios tiveram a oportunidade de compartilhar idéias para melhorar as caminhadas, além de incentivar as pedaladas, unindo assim as pessoas da cidade com os moradores do campo”, disse Clovis Rosa.

Ivaldete A. Zampronio Zarpellon, coordenadora estadual da área de Turismo Rural, da Emater, comentou que o projeto Caminhadas na Natureza hoje é uma atividade que traz grande benefícios para a promoção do desenvolvimento das comunidades rurais e por isso vem crescendo a cada ano. "Em 2009, tínhamos apenas 20 circuitos organizados, agora, em 2017, chegou a 147, fechando o último ano com m ais de 35 mil caminhantes".

Participaram também do evento como palestrante o presidente do IVV Américas, Flavio Coutinho Ferreira, o diretor do Ecobooking, Anderson Pin, e a professora de Gestão de Turismo da Universidade Federal de Santa Maria/RS, Clarice Bartarz, com a participação, ainda,  de grupos de caminhantes que apresentarão depoimentos sobr

e a importância das caminhadas no Paraná.