domingo, 24 de junho de 2018

EMATER DE LUIZIANA RECEBE NOVO VEÍCULO PARA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E PRESTA CONTA DE ATENDIMENTO NO MUNICÍPIO
Foram aplicados através da Emater valor de R$ 2.698.257,00, sendo R$ 1.865,357,00 (Pronaf Custeio) e R$ 832.900,00 (Pronaf Investimento, Mais Alimentos e outras linhas de crédito).

O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Luiziana recebeu um novo veículo na tarde de sexta-feira (15). A cerimônia de entrega aconteceu no da Calçadão da Romão Martins, em Luiziana.

O evento contou com a participação do prefeito Mauro Slongo, vereadores Joaquim Pepineli de Araújo e Claudio Mendes, chefe regional da Emater/Campo Mourão Jairo Martins de Quadros, engenheira agrônoma da Emater/Luiziana Laura Helena Goulart da Silva, secretários municipais e funcionários públicos.

Para a engenheira agrônoma Laura Helena, o automóvel vai colaborar significativamente com o trabalho da Emater no município. “”Com o novo carro, teremos vantagens em relação a economia com combustível e manutenção, além de mais conforto e uma durabilidade maior”, relatou.

Jairo Quadros ressaltou a importância da parceria firmada entre a Prefeitura de Luiziana e a Emater para desenvolver atividades no município voltadas ao produtor rural. “A Emater, através de seus extensionistas, é a responsável por levar ao agricultor novas técnicas, programas e projetos, colaborando para que ele desenvolva e melhore a sua produção e sua condição de vida social e econômica. A agricultura é essencial na formação da nossa economia e por isso o trabalho da Emater é tão importante para nós”, destacou o chefe regional da Emater.

De acordo com o prefeito Mauro Slongo, a Emater de Luiziana contribui com a economia local por meio do aumento da produção e da geração de renda. “Com o atendimento voltado exclusivamente aos pequenos produtores rurais, a Emater garante  a melhoria na segurança alimentar, tanto na quantidade como na qualidade dos alimentos; e ampliam a inclusão produtiva e social dos trabalhadores do campo” finalizou.

Através da Emater, os agricultores têm acesso a programas dos governos estadual e federal, entre eles o Mais Alimentos, Trator Solidário, Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), Crédito Fundiário, Habitação Rural e aos programas de compra direta de alimentos da agricultura familiar, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

De acordo com a Emater/Luiziana, em 2017, foram desenvolvidas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural nas  comunidades de Valinhos, Ponte Branca, Pranchinha, Rio do Leão, Bairro dos Inácios, Campina da Lizeta, Rio Sem Passo e nas vilas rurais Espírito Santo e Novo Horizonte, e nos assentamentos Luz e Rio Laranjeiras. Foram aplicados através da Emater valor de R$ 2.698.257,00,  sendo R$ 1.865,357,00 (Pronaf Custeio) e R$ 832.900,00 (Pronaf Investimento, Mais Alimentos e  outras linhas de crédito).

A Emater realizou ainda a elaboração do Projeto de Vendas de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar (Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE), orientação e organização dos produtores em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, participam do projeto no ano de 2017, quinze agricultores familiares com o valor de R$ 97.786,10. Beneficiando 18 produtores rurais. Também executou em Luiziana o Plano de Ação – Programa Microbacias no valor de R$ 207.000,00.