quarta, 17 de outubro de 2018

LUIZIANA REALIZOU FORMATURA DO PROERD/2018
Na última terça-feira (22) foi realizada, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida, a formatura do PROERD 2018. 89 alunos dos 5º anos, das escolas municipais: Rita de Cássia e Dom Pedro II da Comunidade Rural de Valinhos, concluíram a formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Promovido pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Educação do município.
A cerimônia contou com a participação de autoridades e familiares dos formandos. Durante a solenidade os alunos receberam os certificados e foram prestadas homenagens à diretora e professores que contribuíram com a realização do curso.
A policial Elenice, responsável por ministrar as aulas em Luiziana, também foi homenageada e recebeu o carinho das crianças.
Também participaram da solenidade, o Subtenente Mauro Fernandes de Souza comandante  do 3º Pelotão da Patrulha Escolar Comunitária de Campo Mourão;  policial Rita representando o  comandante do destacamento da polícia militar de Luiziana 2º Sargento Nelcides Antonio da Silva; Soldado Marcelo Takeda, instrutor Proerd de Araruna; secretaria de cultura Maritania Forlin; Diretora da Escola Municipal Rita de Cássia, Professora Gislaine khell de Carvalho; Diretora Auxiliar da Escola Municipal Rita de Cássia, Professora Ana Mailkut; representante do Conselho Tutelar de Luiziana,  Lucimar Santana de Soares.
O Secretário de Educação, Jose de Souza Santos, falou sobre a importância do programa PROERD nas escolas públicas municipais.   “Hoje são mais 89 crianças capacitadas por meio do PROERD, no sentido que elas possam fazer as suas próprias escolhas e de forma acertada. Essas crianças são o futuro da nossa cidade e o programa traz importantes princípios e conceitos para a formação delas. Uma parceria com a Polícia Militar que resgatamos nos últimos anos e que temos a certeza que nos trará bons resultados”, destacou o secretário.
O comandante do 3º Pelotão da Patrulha Escolar Comunitária de Campo Mourão, Subtenente Mauro Fernandes de Souza, falou aos formandos e familiares. “A mensagem deixada pelo Proerd só consegue ser colocada em prática com a participação da família. Os perigos sociais estão batendo à nossa porta. E, se não dermos atenção aos nossos filhos, esses perigos chegam até eles. Esperamos que todo esse trabalho desenvolvido em sala de aula dê resultado, pois agrega um valor muito significativo para todos.” Disse o Subtenente.
Durante o evento foi realizada a leitura da redação escolhida, do aluno João Victor Marinha Stasiuka do 5º ano B. Logo após, a aluna do 5º ano A, Maria Eduarda Mentz Vedovato, com o auxílio da Soldado Elenice, instrutora do PROERD/2018, proferiu o juramento do Proerd onde todos os alunos firmaram o compromisso pessoal de manterem-se distante das drogas, além de contribuírem com a Polícia Militar praticando ações preventivas.
Além dos certificados todos os formandos foram presenteados pela a administração municipal com o mascote do Leão DARE, símbolo do programa Proerd.
Ao final da solenidade, os alunos encerram com a famosa canção do programa, fizeram centenas de fotos com o Leão Dare juntamente com a instrutora do Proerd policial Elenice. E para terminar a festa, foi servido um delicioso coquetel a todos os participantes.