tera, 20 de novembro de 2018

MUNICÍPIO DE LUIZIANA E MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ REALIZA PLANTIO DE ARVORES DO PROJETO “CORTINA VERDE”
Projeto do Município de Luiziana e do Ministério Público do Paraná incentiva população de Luiziana a plantar “cortina verde” para combater efeitos do uso de agrotóxicos próximo a centros urbanos
Aconteceu na manhã de hoje dia 15 de agosto, na propriedade rural do agricultor Jose Pilan, o Dia de Campo, destinado para implantação da chamada “Cortina Verde” no município. Foram plantadas 200 mudas de árvores que formarão a faixa de proteção ambiental que cercará a região.

Estiveram presente na solenidade, o prefeito de Luiziana Mauro Slongo, vereador Luiz Carlos de Oliveira Ferreira representando a câmara de vereadores, vereadora Geralda Fantini, Promotora de Justiça e Coordenadora Regional da Bacia Hidrográfica do Alto Ivaí Dra. Rosana Araújo de Sá Ribeiro, vice-prefeito de Campo Mourão Beto Voidelo, Promotora de Justiça da Comarca de Ivaiporã Dra. Révia Peixoto de Paula Luna, Promotor de Justiça da Comarca de Ibiporã Dr. Robertson Fonseca, chefe regional do IAP de campo Mourão José  Carlos Laurani,   chefe do núcleo da SEAB de campo Mourão João Ricardo Barbosa Rissardo, engenheiro da EMATER Ednei Bueno do Nascimento, engenheira agrônoma da EMATER/Luiziana Laura Helena Gourlat da Silva, secretário do meio ambiente Mario Alceu Telles Medeiros, supervisor da ADAPAR de Campo Mourão Emanuel Roberto Silva, Vaccarelli, Deusdete Muniz Batista preponente do abaixo assinado e representante luizianenses, proprietário da área Jose Pilan, professores a alunos da UTFPR e Colégio agrícola de Campo Mourão, visitantes de municípios vizinhos e munícipes.

A ação, que busca diminuir a exposição indireta da população de centros urbanos aos agrotóxicos, é desenvolvida pela Coordenação Regional da Bacia Hidrográfica do Alto Ivaí (projeto estratégico do MPPR na área ambiental), com diversos apoiadores.

Cortina Verde – Fatores como a dispersão pelo vento e a contaminação da água e do solo fazem com que os agrotóxicos atinjam áreas maiores do que as culturas para as quais se destinam, no chamado “efeito deriva”, que coloca em risco residências e locais próximos a escolas e postos de saúde. A criação da “cortina verde”, faixa de proteção vegetal formada por duas linhas de árvores e arbustos, é uma forma de atenuar esse efeito e contribuir para a qualidade de vida da população.

De acordo com a Promotora de Justiça da Comarca de Campo Mourão, Rosana de Sá Ribeiro, a implantação da cortina verde no município de Luiziana, além de preservação do meio ambiente, cuida também da saúde humana. “Quero agradecer o agricultor modelo de Luiziana senhor José Pilan, que aderiu ao projeto e hoje nos dá a oportunidade de fazer o primeiro plantio no município”, finalizou a Promotora de Justiça.

O prefeito de Luiziana Mauro Slongo, avaliou o projeto como necessário. “A ideia é proteger as pessoas que residem da área urbana, principalmente quem mora próximo a área rural, garantindo
assim melhores condições de vida da nossa população”, finalizou Slongo.