quarta, 21 de novembro de 2018

LUIZIANA REALIZOU 7º ENCONTRO DE CAPOEIRA
Aconteceu durante todo sábado (18), no Ginásio de Esportes Waldir José Ferri em Luiziana o 7º Encontro de Capoeira. O evento promovido pela Secretaria de Cultura e o grupo de Capoeira Moriá Brasil e reuniu as cidades de Luiziana, Campo Mourão, Mamborê, Paranavaí, Alto Paraná. Marcaram presença juízes e mestres de São Paulo.
O encontro teve a participação especial do Mestre Metralha, fundador do grupo Moriá Brasil, do prefeito de Luiziana Mauro Alberto Slongo, da secretaria de Cultura Maritania Forlin, dos vereadores Joaquim Pepinelli e Geralda Fantini. Coordenando o campeonato esteve o Mestre Coco e o Mestre Caranguejo.
O prefeito de Luiziana, Mauro Slongo falou do apoio da administração municipal na pratica esportiva. “Investir no Esporte e na Cultura sempre foi uma das marcas da Prefeitura de Luiziana. No município, a capoeira é praticada por vários alunos, alguns deles resgatados do mundo das drogas e da situação de vulnerabilidade social. O grupo também é apoiado pela Secretaria de Ação Social” disse Slongo.
De acordo com o Mestre Caranguejo, coordenador do Grupo de Luiziana, a prática da Capoeira é responsável pela socialização das pessoas, principalmente crianças e jovens, uma vez que a prática leva conhecimentos importantes como obediência, seguimento de regras, respeito e convivência no coletivo.
Todos os grupos participantes receberam almoço e jantar. Durante toda a tarde houve competições divididas em faixa etárias, entrega de medalha e troféus e o evento foi finaliza
do com troca de corda.