quarta, 21 de novembro de 2018

31 ANOS - LUIZIANA DEFINE PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO E PREPARA A 12ª EXPOLUZ

A prefeitura de Luiziana definiu a programação de aniversário da cidade e prepara a 12ª edição da Expoluz, que inclui o prato típico, “Boi na Brasa”. A festa será realizada do dia 21 a 24 de setembro o parque de exposições. Este ano, o município completa 31 anos de emancipação político-administrativa - o aniversário será comemorado dia 25 de setembro.

A programação inclui shows artísticos, barracas de alimentação, cavalgada ecológica, parque de diversões, entre outras atrações. Conforme a comissão organizadora, a expectativa é que mais de 12 mil visitantes de toda a região passem pelo município durante os festejos.

A festividade será aberta oficialmente no dia 21 (sexta-feira) às 18 horas; às 20 horas terá show com grupos locais e às 22 horas com Marcos & Caettano. A programação será encerrada no dia 25 (terça-feira), aniversário da cidade com missa de ação de graças na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, às 9 horas. Veja a programação completa abaixo.

Convites

Este ano a prefeitura colocou 2 mil convites à venda a R$ 40,00 cada do prato típico “Boi na Brasa”, que está em sua 11ª edição. Os ingressos podem ser comprados na prefeitura da cidade ou serem reservados pelo telefone (44)  3571-1285. A orientação da organização é que os interessados comprem os ingressos com antecedência.

O “Boi na Brasa”

O “Boi na Brasa” surgiu a partir de um churrasco. De acordo com dados históricos do município, o idealizador do prato foi o servidor público municipal Elon Soares Silva, que resolveu fazer um churrasco diferente recheando uma costela após já ter visto outras carnes sendo recheadas. O servidor então teve a ideia de rechear uma costela ripa em casa para os amigos degustarem. O prato teve boa aceitação.

No ano seguinte em 2003, aniversário do município, Elon montou uma barraca na festa e serviu durante os cinco dias da programação comidas variadas todas as noites. No domingo, encerram

ento do evento, serviu a costela recheada, que foi vendida antecipadamente, sendo considerada um sucesso. Ele preparou o prato a pedido

de amigos. A partir daí o servidor continuou fazendo a costela em festas casuais.

O Boi na Brasa foi oficialmente lançado como prato típico do município só quatro anos depois, em 2007, por iniciativa da Agência de Desenvolvimento de Luiziana (Adeluz). Até se chegar ao prato, foram feitas inúmeras degustações de vários pratos com carnes variadas. Em pesquisas realizadas na cidade, carnes de porco e bovina foram as mais requisitadas pela população para o prato.

Na época, vários moradores também se dispuseram a apresentar seus pratos, até chegarem ao “Boi na Brasa”. O prato foi lançado oficialmente durante um jantar promovido por Elon para a entrega de Certificados de Dispensa de Corporação (CDI) do serviço militar. Na ocasião, o então prefeito Claudio Pol participava do evento, quando resolveu anunciar que o prato típico do município deveria ser aquele servido no jantar. A escolha do nome do prato foi definida através de enquetes.

Programação da 12ª Expoluz

Dia 21 –  Sexta-feira