sexta, 20 de outubro de 2017
 
Hidrografía

O município de Luiziana conta com vários rios, entre eles podemos destacar alguns:

- Rio Sem Passo: Nasce no Município de Luiziana, segue seu leito, abastece o Município e é de suma importância para a Usina Mourão I. Além de fornecer belíssimas quedas d’água e favorecer a pesca; 
Rio Formoso: Banha à Sudoeste da sede, fornecendo recursos hídricos a várias pequenas e médias propriedades da região; 
Rio da Várzea: Banha a Noroeste da sede, especificamente a região da Comunidade de Campina do Amoral em direção ao Município de Campo Mourão; 
Rio Chupador: Banha à Sul da sede, as localidades de Valinhos e Água da Abelha no Município de Luiziana e se dirige para o Município de Barboza Ferraz; 
Rio Campina: Origina grandes e belas quedas d’água e fornece água para a Lago Azul (Usina Mourão I), além de banhar o Município de Luiziana próximo à região da Comunidade Campina do Amoral (à Noroeste da sede); 
Rio Lontra: Banha a Região Sul do Município de Luiziana, mais especificamente as Comunidades do Bairro dos Inácios e Ponte Branca, e segue seu leito natural a Norte onde se localiza o Município de Barboza Ferraz. 
- Rio Peixinho: Passa pelo Sul do Município de Luiziana, Comunidade de Valinhos sendo considerado um dos mais importantes e belos de toda a região; 
- Rio Tricolor: É de grande importância por demarcar à fronteira do Município de Luiziana e o Município de Nova Cantu a Sudeste da sede, e também fornecer água para os proprietários da região; 
Rio do Leão: Banha a Comunidade que recebe seu nome (Comunidade do Rio do Leão), sendo um importante gerador de recursos hídricos para o Minifúndios e Latifúndios da dita comunidade;
Rio Herveira: Banha a comunidade Campina do Amaral.


Quedas d’água

O Município de Luiziana possui as mais belas cachoeiras de toda a sua região, estas estão distribuídas por todo o território luizianense, nos mais diversos e difíceis locais de visitação, tornando assim um passeio inesquecível e uma aventura com grandes emoções. 

- Cachoeira São Domingos: Situada na fazenda São Domingos, esta é a maior cachoeira dentre todas as catalogadas no Município, tem aproximadamente 25 metros de altura, possui fácil acesso, localizando-se a 38 km da sede, em estradas de cascalho, porém de bom desempenho veicular. É uma das atrações da região, sendo conhecida em vários municípios vizinhos, constantemente é visitada por muitos, principalmente no verão.
Cachoeira Herveira: Provém do Rio Herveira, nas proximidades da Comunidade de Campina do Amoral, a aproximadamente 8 km da sede, com fácil acesso para visitação.
Cachoeira Saltinho: Se localiza na Comunidade de Saltinho, a uns 100 metros da estrada que dá acesso à comunidade, e aproximadamente 22 km da sede do Município. Constitui uma queda d’água de grande beleza e pequena vazão, seu acesso é fácil porém longe da sede.
Salto Fazendinha: Localizado na Campina da Lizeta, a uns 13 km da sede do Município de Luiziana, na propriedade do Sr. Augusto Camargo. Possui beleza exuberante, mesmo com poucavazão de água. Suas águas são do rio Chupador que banha esta propriedade, é de propriedade particular, porém de fácil visitação.
Cachoeira Chupador: Localizada na localidade da Água da Abelha, a aproximadamente 12 km da sede, é de fácil visitação e muito propícia ao banho, além de possuir grandes paisagens naturais.
Cachoeira Sem Passo: A mais visitada cachoeira do Município se localiza próximo à sede, é muito procurada no verão, por ser de fácil acesso, têm grande vazão de águas. É localizada no Rio Sem Passo que serve de abastecedouro para o perímetro urbano do Município e para a Usina Mourão I (Lago Azul).
Cachoeira São José: É localizada na propriedade da Srª. Onir Terezinha Bazotti Ferri, na localidade do Rio do Leão, têm fácil acesso, distancia-se uns 17 km da sede, é de média vazão, porém muito propícia ao banho e a diversão. Com dois degraus, torna-se um pouco alta, com de 13 a 15 m de altura.
Salto Lontras: Como o próprio nome já diz, localiza-se no Rio Lontras, na Comunidade Ponte Branca, é de fácil acesso, a aproximadamente 12 km da sede, a caminho do Termas de Jurema (Iretama).
Cachoeira Klabin: Está dentro da Antiga Fazenda Klabin (daí o nome), agora denominada Agropecuária Ipê, a uns 15 km da sede, porém de fácil acesso, com estrada de cascalho planas, de bom desenvolvimento veicular. Suas águas também provêm do Rio Sem Passo, porém mais acima da Cachoeira Sem Passo.

Fone/Fax: (44) 3571-1287

Atendimento de segunda-feira à sexta-feira das 8h às 11h30 - 13h às 17h30

R. Dr. Miguel Viêira Ferreira, 22
Luiziana - PR, 87290-000

© 2014 Prefeitura de Luiziana - Todos os direitos reservados.