quinta, 13 de agosto de 2020

LUIZIANA REGISTRA SEGUNDO CASO DE DENGUE

Uma mulher de 33 anos que reside na área central de Luiziana é o segundo caso de dengue confirmado no município. A informação foi divulgada nesta terça-feira (11) pela Secretaria Municipal da Saúde.

Diferente do primeiro caso da doença importado divulgado na semana passada, esse caso é autóctone (contraído dentro do município).  O estado de saúde da paciente é instável e ela segue tratamento com medicação.

Profissionais do serviço de Vigilância Epidemiológica realizaram bloqueio na área e continua orientando todos os moradores para os perigos da doença e a importância dos cuidados e prevenção.

PREVENÇÃO E CUIDADOS

Os sintomas de dengue incluem febre alta de início súbito, que pode ser acompanhada de dor de cabeça e exantema (manchas vermelhas na pele). Pode haver dor atrás dos olhos, náuseas e vômitos.

Com hábitos diurnos, o mosquito Aedes aegypti tem, em média, menos de um centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada, onde deposita os ovos. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) faz recomendações para evitar a reprodução do mosquito:

Tampar caixas d"água, tonéis e latões.

Guardar garrafas vazias viradas para baixo.

Guardar pneus sob abrigos.

Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia.

Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises.

Manter lixeiras fechadas.