segunda, 25 de janeiro de 2021

ADOLESCENTES FINALIZAM CURSO “A ARTE DO GRAFITE” EM LUIZIANA

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Luiziana, através do CREAS - Centro de Referência de Assistência Social, finalizou sábado (12) o curso “A Arte do Grafite” realizado pelo SENAC, atendendo cerca de 11 adolescentes que fazem parte do Serviço de Proteção Especializado.

A arte do grafite” é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos. O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas. O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.

No município esses adolescentes expressaram essa arte aprendida durante os 11 encontros, no Muro da Escola Rita de Cassia. A Secretária Municipal Letícia Monteiro de Souza ressaltou que “esse curso teve como objetivo fortalecer o convívio comunitário desses adolescentes e ter contato com arte. E foi um curso que conseguimos realizá-lo durante a pandemia com todos os cuidados necessários, com EPIS, pois foi um curso realizado ao ar livre”.