quarta, 23 de junho de 2021
 
MUNICIPIO DE LUIZIANA, UNESPAR E 11ª REGINAL DE SAÚDE FAZEM VISTORIA EM NASCENTE RECUPERADA
O projeto Águas da COMCAM será ampliado no município de Luiziana, atendendo mais propriedades rurais com água de boa qualidade.
Na manhã desta sexta-feira (12), representantes da secretaria de saúde através do departamento de vigilância sanitária (José Evangelista Bezerra), secretaria de meio ambiente (Mauro Slongo), colegiado de Geografia da UNESPAR (Professor Jefferson e alunos), 11ª Regional de Saúde (Reginaldo Leal Blanc), estiveram em vistoria em nascente protegida do município de Luiziana.

A visita desta manhã aconteceu na propriedade rural do agricultor Alceu Wencel, o trabalho de recuperação da nascente foi realizado no dia 23 de setembro de 2020, através do Projeto Águas da COMCAM, e atende atualmente com água de qualidade três (03) propriedades rurais.

De acordo com a vigilância sanitária do município, o departamento realiza semanalmente amostras de água tanto da área zona rural com também da zona urbana.  No sistema de abastecimento de água da Sanepar, são realizados parâmetros de cloro, flour e tubidez, e na zona rural de microbiologia e turbidez.

Segundo Jose Evangelista Bezerra, muitas analises realizadas em nascentes onde não tem proteção adequada, o resultado é insatisfatório, se tornando imprópria para o consumo humano, podendo até colocar em risco a saúde das pessoas, afirmou Jose Evangelista.

Além de recuperação da nascente, no local é realizado uma proteção para que a nascente não fique exposta para circulação de animais silvestres, roedores, e também livre de erosões, garantindo assim uma melhoria da qualidade de água para o consumo humano.  

O projeto Águas da COMCAM será ampliado no município de Luiziana, atendendo mais propriedades rurais com água de boa qualidade.

 

Da Assessoria de Imprensa

Celio Silva

Galeria de Imagens

Fone/Fax: (44) 3571-1287

Atendimento de segunda-feira à sexta-feira das 8h às 11h30 - 13h às 17h30

R. Dr. Miguel Viêira Ferreira, 22
Luiziana - PR, 87290-000

© 2014 Prefeitura de Luiziana - Todos os direitos reservados.