quarta, 08 de dezembro de 2021

EM LUIZIANA, DIA DA ÁRVORE FOI COMEMORADO COM PLANTIO DE ÁRVORES E VISITAS EM PROPRIEDADES RURAIS
No dia de ontem terça-feira (21), o Município de Luiziana através das Secretarias de Meio Ambiente, e Agricultura, realizou o plantio simbólico em propriedade rural de mudas de arvores nativas e frutíferas cedidas pelo IAT (Instituto de Águas e Terras). A ação ocorreu em celebração ao Dia da Árvore, data que é comemorada em todo país para conscientizar sobre a preservação da fauna e flora brasileira.

O ato contou com a participação do prefeito Wilson Tureck, chefe de gabinete Edicarlos Medici, procurador jurídico do município Nicolas Andrei Mertins, secretário de meio ambiente, e  agricultura, Mauro Slongo, Promotora de Justiça de Campo Mourão, Rosana Araújo de Sá Ribeiro, Coordenadora do Núcleo Regional de Campo Mourão do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo – GAEMA, Eng. Agrônoma do IDR-Paraná de Luiziana Laura Helena G. Silva, professor Jefferson Crispin da UNESPAR, técnico da vigilância sanitária de Luiziana Jose Evangelista Bezerra, além alunos e professores da escola municipal Rita de Cássia.

Segundo a Eng. Agrônoma do IDR-Paraná de Luiziana, o evento tem a intenção de despertar e conscientizar os produtores rurais e a juventude escolar sobre a importância de uma produção sustentável e com preservação das matas e do meio ambiente onde vivemos. A eng. Agrônoma explicou aos alunos a importância das arvores, como: Melhoria da qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades, pois diminuem a poluição;  servem de moradia para diversas espécies de pássaros. As árvores frutíferas fornecem alimentos para os seres humanos e diversas espécies animais, proporcionam sombra e favorecem a redução da temperatura em praças, parques e etc. Melhora a umidade do ar, importante nos dias secos, e evitam a erosão do solo.  “As árvores deixam as paisagens rural e urbana muito mais belas”, finalizou

Além do plantio de mudas, o prefeito Wilson Tureck, acompanhado da promotora de justiça Rosana Araujo de Sá Ribeiro, equipes da vigilância sanitária e Unespar, visitaram diversas comunidades rurais do município que foram contempladas com o projeto “Aguas da Comcam”, que consiste no processo de recuperação e proteção de nascentes e mina de água.

Na visita os proprietários receberam mudas de arvores nativas e frutíferas.

Da Assessoria de Imprensa

Celio Silva