segunda, 04 de julho de 2022

DEPUTADO MARCIO NUNES VISITA LUIZIANA E INAUGURA BARRACÃO INDUSTRIAL DE COLETA SELETIVA
O município de Luiziana realizou, no sábado (11), a inauguração do Barracão de Coleta Seletiva. O local conta com esteira para separação dos reciclados, uma prensa hidráulica vertical para o processo de reaproveitamento de materiais como papelão, plástico e alumínio dentro de um barracão de 459,20 m², com toda estrutura, banheiro, vestiário e o escritório com um investimento do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST), e do Instituto Água e Terra (IAT).

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Wilson Tureck, vice-prefeito Marcio Fin, deputado estadual Marcio Nunes, secretário  estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST), Everton Luiz da Costa Souza, vereadores Armando Rufino, Joaquim Pepineli, Jose Carlos Rodrigues Moreira, Geralda Fantini e Sergio Simões, secretário de agricultura e meio ambiente Mauro Slongo, secretário de obras Dirceu Vieira, secretário de esportes Carlos Cesar Brath, secretário de planejamento Edinaldo a. Santos, secretária de educação Gislaine Kehl de Carvalho, chefe de gabinete Edicarlos Medici, procurador jurídico Nicolas Andrei S. Martins, funcionários municipais e munícipes.

O prefeito Wilson Tureck agradeceu ao Governo do Estado, através do secretário estadual do desenvolvimento sustentável e do turismo (SEDEST), Everton Luiz da Costa Souza, e ao deputado Marcio Nunes por mais esta conquista para o município de Luiziana, e afirmou que essa será a oportunidade de muitos conquistarem melhores condições de vida.  “Vamos trabalhar para reaproveitar ao máximo o lixo que é produzido, dando um destino correto permitindo uma relação saudável entre o meio ambiente e a nossa população. A nova estrutura permitirá uma transformação direta na vida de famílias que estão ligadas e sobrevivem da coleta do material reciclável”, comenta o prefeito Tureck

Atualmente no local está sendo separado cerca de duas (02) toneladas de material reciclado que passa pela esteira, sendo selecionado e prensado. A abertura desse barracão industrial de coleta seletiva vai beneficiar diretamente 5 famílias, e indiretamente mais 10 famílias de pessoas que trabalham na coleta de recicláveis.

De acordo com o secretário da SEDEST, Everton Luiz da Costa Souza, “apoiar os trabalhadores e as prefeituras na destinação adequada de resíduos sólidos, esse é o propósito dos barracões de coleta seletiva, viabilizados em convênios entre a SEDEST e o Instituto Água e Terra (IAT) e os municípios”, disse o secretário.

Segundo o deputado Marcio Nunes, função dos barracões é dar melhores condições de trabalho para quem recolhe resíduos recicláveis e também fornecer a melhor logística para destinação adequada desses materiais, levando menos resíduos aos aterros.  “São mais de 300 metros quadrados para fazer esse trabalho de reciclagem no município de Luiziana. Isso garante a destinação correta ao lixo que não é lixo, gerando emprego, fortalecendo as famílias e a renda da população, e ajudando o meio ambiente para zelar pelo futuro da cidade”, afirmou Marcio Nunes.

Da Assessoria de Imprensa
Celio Silva
Fotos: Celio Silva
Foto aé