tera, 14 de julho de 2020

COMEÇA A ERRADICAÇÃO DA PLANTA QUE PODE PREJUDICAR A CITRICULTURA
Cumprindo leis da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná - SEAB, a Prefeitura de Luiziana, através das secretarias municipais do Meio Ambiente, Obras e Viveiro Municipal, iniciou na quarta feira (7) um trabalho para erradicar as plantas de Murraya Paniculata, espécie popularmente conhecida como murta que ameaça a citricultura. A planta é hospedeira da bactéria Candidatus liberibacter ssp, causadora da doença HLB ou greening em pomares de citros, sendo altamente devastadora, e é também hospedeira do seu inseto vetor, o psilídeo Diaphorina citri. A praga já está presente nos pomares do Paraná e para evitar a sua proliferação se faz necessário eliminar a murta.
Segundo o chefe do Viveiro Municipal de Mudas de Luiziana, Mario Alceu Teles de Medeiros, o trabalho de erradicação das murtas está sendo feito na cidade e logo após estará sendo feito a erradicação na zona rural. ?O município é extremamente agrícola e muitos agricultores tem pomares em suas propriedades, e quanto maior o número de focos que eliminarmos menor a chance de contaminação com o greening?.
A Prefeitura através do viveiro municipal está se preparando com centenas de mudas de outras espécies não nocivas ao meio ambiente e a citricultura, para que seja feita a erradicação da espécie Murta e já em seguida o plantio de novas mudas. ?A iniciativa mostra que o município de Luiziana está se mobilizando para o controle da doença. O produtor e a população devem saber da gravidade da doença e da importância do seu controle?, afirma Medeiros.