tera, 14 de julho de 2020

EMATER E SENAR REALIZAM CURSO EM LUIZIANA
A produção de leite foi mais uma vez tema de um curso realizado em Luiziana no período de 26 a 30 de maio. O curso foi realizado na comunidade de Valinhos, foi promovido pelo Instituto Emater de Luiziana em parceria com o Senar, Prefeitura Municipal e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
O curso que foi ministrado pelo instrutor do Senar, Olimpio Batista Giovanelli, deve duração de 40 horas, e contou com a participação de 17 produtores de gado leiteiro, e foi dividido em duas etapas. Na primeira, se trabalhou a implantação e manejo de pastagens, manejo de animais, tratamento sanitário, e instalações.
Na segunda etapa, foram apresentadas diversas técnicas de manejo para o rebanho leiteiro, principalmente na prevenção de doenças de cascos em animais adultos. O casqueamento torna possível corrigir imperfeições nos aprumos, amenizando o problema de membros com pequenos defeitos.

Segundo a Engenheira Agrônoma e chefe do escritório local da Emater Laura Helena Goulart da Silva, o curso foi realizado para capacitar os produtores na atividade leiteira e para promover a melhoria na produção, na qualidade do leite, no conforto animal e consequentemente melhoria da renda familiar. ?A atividade leiteira tem grande difusão e concentração nas áreas onde a agricultura familiar está presente no município, sendo em alguns casos, a principal atividade e renda, sendo necessária a sua qualificação?. Finalizou a Engenheira Laura.