tera, 14 de julho de 2020

EMATER REALIZA DIA DE CAMPO
O Instituto Emater, Unidade Local de Luiziana, preocupado com questões ambientais e saneamento básico, em parceria com a Prefeitura Municipal de Luiziana através das secretárias municipais de Agricultura e Saúde, com apoio da Unidade Local da Emater de Roncador, representada pelo técnico Elzo Nunes, realizou no dia 04 de junho um dia de campo, com demonstrações praticas referente à Proteção de Fonte (mina d?água) á base de Solo- Cimento.
Segundo o técnico da Emater/Luiziana, o objetivo do treinamento foi de repassar a comunidade e aos produtores rurais a importância de realizar técnicas para que possam ter em suas propriedades água de boa qualidade, evitando problemas de saúde como diarréia, hepatite, verminose, febre, tifóide e outras.
Durante do dia de campo foram repassadas orientações, de como proteger o ponto de captação de água, evitar que a água seja poluída com lixo e agrotóxicos, evitar a contaminação por dejetos humanos e animais, evitar a entrada de animais no ponto de captação, e realizar práticas de conservação do solo para conter a erosão.
O evento foi realizado em uma propriedade na comunidade de Valinhos e contou com a participação de 18 produtores que receberam ainda orientação sobre Áreas de Preservação Permanente conforme a Lei nº. 4.771/68, e também foi realizado práticas de plantio de árvores de espécies nativas.